Perguntas Frequentes.

Sobre a Interserve

Por que servir com a Interserve?

Os nossos parceiros destacaram alguns motivos que os levaram a servir conosco:

– A valorização da prática da oração e da dependência de Deus, em parceria com a igreja global;

– A visão de servir entre os povos mais marginalizados da Ásia e do mundo árabe;

– A abordagem holística de ministério, procurando atender a necessidades físicas e espirituais;

– O planejamento e estrutura organizacional com objetivos, prioridades internacionais e uma declaração de fé coerente com a Bíblia;

– A sensibilidade em relação ao contexto e igreja local, utilizando uma abordagem adequada para cada ambiente e cultura;

– Uma estrutura organizacional em busca de crescente desenvolvimento, com ênfase no serviço e simplicidade;

– A assistência que o parceiro recebe da equipe, liderança nacional e internacional na transição e adaptação para uma nova cultura e idioma;

– Atenção aos parceiros no que concerne ao cuidado pastoral e familiar, mesmo à distância, além das necessidades de saúde, finanças e segurança pessoal.

É importante servir com uma organização de missões que seja compatível ao seu perfil e vocação. Gostaríamos muito de conversar com você sobre a parceria com a Interserve ou ajudá-lo a se conectar com outra organização. Fale conosco: isbcomunica@gmail.com

Onde a Interserve atua?

Nossos parceiros atuam no Norte da África, no Oriente Médio e na Ásia, em países cujos povos são principalmente muçulmanos, hindus ou budistas. Essas localidades, ocasionalmente, são chamadas de janela 10/40, porque estão situadas  na área entre 10 e 40 graus ao norte do Equador. Também trabalhamos em outros países onde há grupos significativos de imigrantes dessas áreas.

O que é um Parceiro? Por que a Interserve utiliza esse termo?

Um parceiro é um trabalhador transcultural de longo prazo, comprometido com a igreja global em um projeto missionário. Estes parceiros assumem um compromisso mínimo de 3 anos de serviço. O termo expressa a natureza do nosso relacionamento, que é compartilhar nossos propósitos e valores cristãos com as pessoas com quem convivemos, participando com elas dos diversos aspectos da vida cotidiana.

Também utilizamos esse termo em substituição à palavra missionário, para evitar colocar nossos obreiros, que vivem em regiões onde a Igreja sofre algum tipo de perseguição, em situação de risco.

O que significa o termo On Track?

Derivada do inglês, quer dizer Na Jornada.

On Track é o programa de curto prazo da Interserve, que pode durar de um mês a um ano, para aqueles que querem servir no mundo árabe ou na Ásia, fazendo Jesus Cristo conhecido pelo exercício de seus dons, talentos e suas habilidades profissionais. On Tracker é o termo que usamos para denominar os voluntários nessa modalidade. Quer servir? Temos uma oportunidade para você. Entre em contato: isbcomunica@gmail.com.

Qual a idade para ser um Parceiro ou On Tracker?

Você precisa ter entre 18 anos e 75 anos. Pessoas de diferentes idades podem dar contribuições maravilhosas na missão transcultural, justamente porque Deus usa as habilidades e dons, mas também as experiências que a vida proporciona em cada fase. Se você quer usar suas habilidades para servir a outros, compartilhando sua fé em palavras e ações, entre em contato conosco. Temos uma oportunidade para você!

O que são Oportunidades de Serviço?

Oportunidades de serviço são as formas que você pode colocar suas habilidades e talentos a serviço do Reino de forma prática, em um campo transcultural. Essas oportunidades são disponibilizadas por organizações locais nos países onde servimos.

Cada oportunidade representa mais do que apenas um trabalho: é uma porta de entrada para uma vida em comunhão com outros. Buscamos mais do que apenas qualificações: buscamos uma pessoa disposta para transformar vidas e comunidades.

Fale Conosco. Quando soubermos suas habilidades e interesses, poderemos procurar uma posição que seja adequada ao seu perfil.

Sobre o ministério

Não me sinto vocacionado para servir em campo transcultural. De que outra forma posso participar do trabalho da Interserve?

Há uma variedade de maneiras na qual você pode apoiar o trabalho da Interserve:

  • Seja um intercessor. Acima de tudo dependemos da graça sustentadora de Deus. Para receber motivos de oração, solicite aqui;
  • Doe financeiramente. Você pode apoiar o trabalho da Interserve fazendo uma doação pontual ou contribuindo regularmente. Veja e escolha um projeto, em seguida é só baixar um boleto. Para outras formas de contribuir, escreva para isbfinance@gmail.com;
  • Apoie com serviços. Abençoe nossos parceiros quando estiverem no Brasil em período de LAR – Licença para Atualização e Renovo, oferecendo: consultas médicas e odontológicas, hospedagem em pousadas e hotéis, empréstimo de carro de passeio, entre outras coisas práticas. Para mais informações, fale conosco;
  • Seja um voluntário no nosso escritório, presencial ou à distância. Há uma variedade de oportunidades para oferecer seu tempo e habilidades à Interserve. Saiba mais;

Por favor, entre em contato conosco se você tiver alguma dúvida. Nos alegramos com o seu apoio!

Que profissões encontram melhores oportunidades?

Praticamente, todos os profissionais encontram uma oportunidade para servir com a Interserve. Servimos em muitos ministérios, com 50 profissões e áreas diferentes: saúde, educação, meio-ambiente, mídias e tecnologias, negócios, engenharias, música, ciência, esporte, ministério com mulheres. Todos podem encontrar um lugar. Fale conosco.

Como um parceiro é sustentado?

A maioria dos nossos parceiros é apoiada por doações financeiras de indivíduos e igrejas. Alguns possuem um meio independente de apoio ou ganham um salário pelo trabalho que fazem. Muitas oportunidades são para voluntários em organizações sem fins lucrativos ou recebem uma ajuda de custo.

De uma maneira geral, os parceiros da Interserve são sustentados por meio de ofertas que cubram um orçamento preparado dentro dos moldes da Interserve. Defendemos a visão de que a motivação para uma pessoa servir na obra missionária deve ser a sua vocação e obediência ao chamado de Deus, apoiado por uma rede de apoio formada por sua igreja local e irmãos na fé.

Nem eu nem minha igreja temos recurso financeiro para meu envio ao campo missionário transcultural. Que solução posso encontrar?

Criar uma rede de parceiros com igrejas e mantenedores pessoais. A Interserve presta orientações aos seus candidatos quanto à realização de projetos e captação de recursos.

Por quanto tempo espera-se que um parceiro sirva no campo?

Os parceiros servem por períodos variados de tempo. Espera-se que um parceiro assuma um compromisso de pelo menos 3 anos de serviço. Nossa experiência indica que um compromisso de 6 ou mais anos resulta em um impacto mais efetivo nas comunidades onde atuamos.

A maioria dos parceiros investe de 1 a 2 anos em estudo de idiomas enquanto se relaciona com a comunidade local, antes de se envolver efetivamente no projeto proposto. O tempo de serviço envolverá períodos de licença do campo, denominado LAR – Licença para Atualização e Renovo.

Termos Gerais

O que é Missão Integral?

Entendemos que o Evangelho atinge e transforma o ser humano. A Missão Integral abrange todo o contexto dos indivíduos e comunidades onde servimos – incluindo aspectos práticos, relacionais, ambientais e espirituais da vida. Procuramos ser e fazer discípulos de Jesus Cristo, cuidar da criação, e intencionalmente dar testemunho de todo o caráter de Deus em tudo o que fazemos e dizemos.

O que significa ser um Fazedor de Tendas?

Fazedores de Tendas são discípulos de Jesus Cristo que, chamados por Deus e comissionados pela sua Igreja, usam seus dons, talentos e habilidades profissionais para servir ao Senhor em um contexto transcultural. E é necessário que o profissional em missões seja espiritualmente maduro com conhecimento bíblico adequado e treinamento próprio para a vida missionária.

O termo “profissional em missões” ou “profissional missionário” também é usado no mesmo sentido. Devemos entender que, quando se pensa em fazedores de tendas, o auto-sustento não está embutido no conceito.

O apóstolo Paulo, literalmente, fez tendas para apoiar sua missão evangelística. No presente, “fazer tendas” é um termo missiológico bem difundido no contexto transcultural.

O que é Business as Mission (BAM)?

Business as Mission – Negócios como Missão é um conceito bastante difundido hoje no mundo, especialmente pelo Movimento Lausanne. As Missões globais avançaram muito nos últimos séculos, mas os países que permanecem estão muito fechados aos modelos de missão predominantes nos últimos 300 anos. Portanto, negócios é uma das formas mais efetivas atualmente para entrar, conservar-se a longo prazo e alcançar pessoas nesses países menos-alcançados.

Uma empresa BAM atua em um ambiente transcultural, com a intencionalidade de alcançar os menos alcançados, especialmente muçulmanos, hindus e budistas. Atualmente já existem redes de centenas de negócios espalhados em países fechados ao Evangelho, onde empreendedores estão expressando sua fé a partir de relacionamentos feitos através dos seus negócios. http://ultimato.com.br/sites/jovem/2019/01/07/negocios-a-servico-do-reino-entrevista-completa-com-paulo-humaita/

Deve-se salientar que “Negócios como Missão” não deve ser confundido com “Negócio para Missão” – Business for Mission – que tende a ser realizado dentro de um cenário local por empresários cristãos. Como o próprio nome indica, está mais relacionado à geração de lucros de negócios que podem ser usados para financiar empreendimentos missionários ou para apoiar missionários e fazedores de tendas.

O que significa LAR?

LAR – Licença para Atualização e Renovo.

Há períodos em que os parceiros e sua família retornam ao Brasil para alguns meses de licença do campo. Essa pausa no ministério é planejada e muito importante. O tempo de LAR abrange oportunidades de avaliação e atualização pessoal e ministerial; momentos com a família, os amigos e a igreja local; tempo de divulgação do projeto missionário, de cuidados com a saúde física, emocional e espiritual; e um precioso período de descanso.

Aspecto Financeiro

Como eu posso ser um apoiador financeiro?

Você pode efetuar ofertas mensais ou pontuais para o apoio da equipe de campo ou da equipe de base. Todas são recebidas com gratidão.

A contribuição pode ser feita por meio de boleto, cartão de crédito ou transferência bancária. Fale conosco pelo e-mail: isbfinance@gmail.com.

Há outras formas de apoio?

Sim, você pode apoiar o ministério da Interserve Brasil das seguintes formas:

– Orando pelos projetos. Podemos enviar boletins semanais de oração;

– Sendo um voluntário. Doando seu tempo e habilidades em necessidades pontuais do serviço de base;

– Apoiando parceiros em LAR – Licença para Atualização e Renovo, recebendo em sua igreja para divulgação de projetos, cedendo hospedagem de férias/descanso, oferecendo consultas médicas/odontológicas.

O que é considerado em um orçamento de projeto?

Cada parceiro e On Tracker tem uma meta orçamentária a cumprir, com base na composição da família e no país de atuação.

Os itens principais a serem considerados em um orçamento são:

– Aluguel, viagens, despesas médicas e odontológicas, escolaridade, tributação, aposentadoria e despesas domésticas;

– Custos internacionais de evacuação médica e de emergência, serviço administrativo no campo de trabalho, encontros internacionais da organização e custos de cuidado pastoral.

A Interserve analisa anualmente os custos envolvidos.

Como a Interserve administra os recursos financeiros?

Todos os projetos são financiados por doações enviadas a Interserve Brasil. À medida que recebemos suas ofertas, encaminhamos o valor para o projeto designado pelo doador. Desta forma, há a provisão financeira dos parceiros, assim como do trabalho administrativo da organização no Brasil. Igualmente, os parceiros recebem relatórios mensais para que as doações sejam reconhecidas.

A Interserve Brasil não cobre possíveis déficits individuais ou emergenciais dos parceiros e seus projetos, mas apoia na orientação sobre captação de recursos e em oração.

Posso cancelar o compromisso que fiz?

Sim. Você pode cancelar ou mudar a modalidade das suas ofertas, a qualquer momento, enviando um e-mail para isbfinance@gmail.com ou pelo telefone +55 31 3892-3261.